Saiba tudo sobre as Ilhas Maldivas antes de viajar para esse destino dos sonhos! |
Para uma viagem em família, prática de esportes aquáticos ou mesmo para a lua de mel, as ilhas Maldivas são uma excelente candidata de melhores experiências. Seja qual for o seu gosto, o arquipélago terá algum atrativo para você, entre as hospedagens confortáveis e as paisagens de tirar o fôlego.
Não é à toa que ganhou o “Oscar do Turismo” — conhecido como World Travel Awards — como melhor destino de 2020! Além do prêmio principal, o destaque foi para as categorias específicas, que reconheceu diversas hospedagens maldivas.
Se você sempre quis saber onde ficam as ilhas Maldivas, quanto custa a viagem, o que fazer por lá e todos os detalhes para planejar as férias dos sonhos, fique com a gente. Explicamos tudo a seguir!
Onde ficam as ilhas Maldivas?
As ilhas Maldivas se encontram no Oceano Índico, ao sul da Ásia e ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia. O território indiano de Laquedivas é o único a fazer fronteira direta com o arquipélago. Composto por 1.196 ilhas, tem lugar de sobra para conhecer durante a sua viagem.
Como você pode imaginar, a maior parte do arquipélago é coberta por água — mais precisamente 98%. Essas ilhas se encontram em um território com extensão de 90 mil km2, com 26 atóis, bancos de areia e recifes de corais. De um extremo a outro, são 820 km de distância.
Além de ter um cenário encantador, as ilhas Maldivas detêm um marco importante: o de país com a altitude mais baixa entre as nações do globo. São 2,3 metros acima do mar nas áreas mais altas (que respondem a 1% do território), enquanto a média fica em torno de 1,5 metros.
Esse é também o menor e menos populoso país da Ásia. Das ilhas que compõem o arquipélago, somente 203 são habitadas. Ao longo de sua história, as Maldivas foram colônia de Portugal, Holanda e Grã-bretanha. Sua independência veio em 1965 e, 3 anos mais tarde, houve a declaração da república.
Conhecer essas e outras curiosidades é bem interessante antes de arrumar as malas e partir rumo às Maldivas, concorda? Então, veja mais alguns detalhes sobre o arquipélago.
Língua
A população maldiva tem como língua materna o dhivehi, porém, o idioma não é muito difundido nas regiões mais badaladas. Muito disso se explica pelo turismo intenso nas Maldivas. Nos hotéis e resorts, por exemplo, é possível se comunicar em inglês com praticamente todos os funcionários.
Algo bem curioso quando se trata de idioma é que o italiano também está entre os mais compreendidos pela população. Isso acontece por conta do alto número de pessoas da Itália que deu início ao turismo no arquipélago e, ainda hoje, continua visitando as ilhas.
Fuso horário
As ilhas Maldivas ficam no GMT+5. Isso significa que estão a 8 horas a mais do horário de Brasília. Se em São Paulo são 7h da manhã, por exemplo, a tarde já chegou ao arquipélago, com relógios marcando 15h.
Moeda
A moeda oficial das ilhas Maldivas é a maldivian rufiyaa (MVR), ou rúpia maldívia para nós, brasileiros. Ela equivale a cerca de 30 a 40 centavos de real, em uma conversão aproximada. Apesar disso, o dólar americano, o euro e a libra esterlina são aceitos na maior parte das áreas.
Para fazer compras nas Maldivas, você também pode usar cartão de crédito ou de débito, desde que ele seja internacional. Em ilhas menores, é comum que somente a rúpia maldívia seja aceita. Então, é importante optar pela conversão para essas ocasiões.
População maldiva
Estima-se que a população das ilhas Maldivas seja de 350 mil, de maioria muçulmana. Os habitantes do arquipélago estão bastante acostumados com os turistas, por isso, têm a hospitalidade e a tranquilidade como características — afinal, o turismo representa 67% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Maldivas é de aproximadamente 0,7 — considerado médio. E não é só de belas paisagens que o arquipélago vive. Há escolas, hospitais, casas e transporte público, como em qualquer país.
Praias
As praias das Maldivas têm temperaturas de 27ºC e 29ºC, sobretudo nos períodos mais quentes do ano. Pela extensão do arquipélago, será difícil conhecer todas elas — o comum é aproveitar os dias nas áreas reservadas do hotel ou resort.
Para quem quer aproveitar o surf feminino ou masculino, também há praias indicadas para o esporte. Vale escolher datas entre maio e outubro, caso o seu objetivo para a viagem seja esse.
Lembre-se de que, por conta dos costumes muçulmanos, é preciso cuidar da vestimenta até nas praias. Há indicações em placas sobre a proibição de biquinis em diversas praias públicas. Por mais calor que esteja a região, é importante cobrir dos ombros aos joelhos e evitar qualquer decote. Para uso de trajes de banho, procure as praias liberadas.
Voltagem
Uma das dúvidas comuns entre turistas é quanto às tomadas das Maldivas. Saiba que elas costumam ter três entradas planas, sendo necessário adaptador, e a voltagem é 220V.
Como chegar às Maldivas?
Se você quer saber como ir para as Maldivas partindo do Brasil, já se prepare para um longo tempo dentro do avião. Como não há voos diretos, os turistas brasileiros precisam fazer ao menos uma parada, geralmente, em Dubai, pela Qatar Airways, ou Istambul, pela Turkish Airlines.
Dependendo da região do país em que você se encontra, o tempo de viagem pode chegar a 29 horas, contando com a conexão. Nesse caso, vale avaliar a possibilidade de fazer um Stop Over — e aproveitar um ou dois dias em alguma dessas capitais mencionadas para descansar.
Onde fica o aeroporto das ilhas Maldivas?
O Aeroporto Internacional de Malé é por onde chegam os voos de Dubai ou Istambul, para quem parte do Brasil. Ele se encontra na ilha Hulhule, próxima à capital do país, Malé, e recebe aeronaves de toda a Europa, Ásia e Oriente Médio.
Como se locomover entre as ilhas?
Como o arquipélago tem somente 2% de superfície terrestre, esse tipo de transporte é pouco comum. Geralmente, os barcos são usados para ir de uma ilha a outra. Há os públicos, que passam com menor frequência e custam poucos centavos de dólares. O inconveniente é não ter traslados às sextas (dia de folga na cultura local) e trajetos limitados.
Já os barcos privados podem ser compartilhados e acabam tendo bom custo-benefício. São mais rápidos e estão disponíveis 24 horas por dia. Do aeroporto ao centro da capital Malé, por exemplo, o valor é de 2 dólares, e as embarcações saem a cada 5 minutos. Ainda existem os hidroaviões, opções bem mais caras para quem não opta por um pacote de viagem.
É preciso ter visto para entrar nas Maldivas?
Sim, mas ele é bem tranquilo de se conseguir e é gratuito. Ao chegar em Malé, basta solicitá-lo e o visto terá validade de 30 dias.
O passaporte deve ser validado na imigração do aeroporto das Maldivas e não há restrições de moedas para entrar ou sair, segundo o Itamaraty. A exigência principal se deve à vacinação comprovada contra a febre amarela.
Qual a melhor época para viajar?
Antes de programar a viagem, saiba que o clima nas Maldivas é mais agradável entre os meses de novembro e abril. Apesar de sempre fazer calor no arquipélago, de maio a outubro, as chuvas de monções costumam ser mais intensas, com ventos fortes. Com isso, você perde um pouco da visibilidade do mar.
Para quem gosta de aventuras e quer ir para as Maldivas em busca de ondas, o ideal mesmo é escolher os meses de julho a agosto. Em alguns locais, elas ultrapassam os 2,5 metros!
Em datas comemorativas, em especial no Natal e Ano Novo, as acomodações ficam praticamente lotadas. Se tem nos planos viajar nesses períodos, o melhor a se fazer é reservar tudo com bastante antecedência.
Quanto custa ir para as Maldivas?
Os preços nas Maldivas, de fato, podem ser um pouco mais salgados do que em outras regiões, até mesmo em comparação com países da Europa. Mas você vai conhecer um arquipélago incomparável e recheado de opções de lazer, o que justifica todo o investimento.
Em geral, os hotéis e resorts custam entre 400 e 1.500 dólares a diária. Vale lembrar que muitas dessas opções que, em um primeiro momento parecem ser mais caras, oferecem benefícios como alimentação completa e transfers inclusos.
As passagens custam a partir de 4 mil reais, mas esse valor é raro de se encontrar. Em média, é possível encontrá-las por 5,6 mil reais, a depender da data escolhida para a sua viagem. Se tiver mais flexibilidade na decisão, melhor ainda.
A melhor opção para quem quer conhecer esse paraíso fazendo bom uso de seu orçamento é com uma agência. Existem pacotes para as Maldivas que incluem passeios, hospedagem, transporte e até alimentação, tudo isso a um custo-benefício bem significativo.
Como as agências especializadas já conhecem bem o turismo na região, podem indicar o que funciona melhor para os seus objetivos — seja em uma lua de mel nas Maldivas, seja uma viagem para a prática de surf. Isso inclui tanto o roteiro quanto o tipo de acomodação a ser escolhida.
O que fazer nas ilhas Maldivas?
Diferentemente de muitos destinos, as ilhas Maldivas oferecem experiências completas para qualquer que seja o seu objetivo. Há opções de lazer para diferentes gostos e públicos no arquipélago. Veja os principais a seguir!
Passeios românticos
As paisagens das Maldivas já são um grande atrativo para casais em viagens de lua de mel, datas comemorativas ou mesmo no lazer. O pôr do sol visto dos bangalôs sobre as águas, por exemplo, é imperdível para quem ama assistir ao explendor da natureza. Ou que tal um jantar a luz de velas em uma experiência incrivelmente romântica? Tudo é possível!
Se você estiver na ilha Vaadhoo, ainda pode aproveitar um fenômeno raro, chamado de bioluminescência. Ele consiste em fitoplânctons que, em contato com oxigênio, emitem uma luz que os deixa parecendo pequenas estrelas próximas ao mar. É de tirar o fôlego!
Dá até para organizar um casamento nas Maldivas! Seja em um destination wedding ou mini wedding, para compartilhar a data com a família mais próxima, seja no elopement wedding, para curtir o momento a dois: é uma experiência única.
Passeios para diversão
Quer levar a família toda, inclusive as crianças? As Maldivas também têm passeios especiais e seguros, para vocês curtirem sem preocupações. Nas praias calmas e tranquilas, os pequenos vão aproveitar bastante para se refrescar.
Em algumas ilhas, é possível encontrar cinemas ao ar livre e bicicletas, para fazer alguns passeios diferentes — como no resort Six Sensens Laamu. Vale lembrar que, por conta do clima majoritariamente quente, é necessário abusar do protetor solar, para que as férias não sejam prejudicadas.
Se você quer mergulhar pela primeira vez, existem cursos básicos de 100 a 150 dólares, em que você pratica a atividade aquática com apoio de um profissional. Se preferir, também pode escolher o snorkel, que requer menos equipamentos e orientações complicadas. Nesse caso, o mergulho é de pouca profundidade, sendo possível ver peixes e outras belezas marítimas.
Passeios esportivos
O surf é, sem dúvidas, o esporte aquático mais procurado nas Maldivas. Como vimos, as ondas com mais de 2,5 metros oferecem boas oportunidades para as mais diferentes manobras.
Nos resorts Niyama, Six Senses Laamu e Anantara Dhigu, você ainda pode praticar o kitesurf, que mistura surf, wakesurf e wakeboard. Esse é o estilo ideal, principalmente para os iniciantes no esporte — mas os profissionais também passam bons momentos na água dessa forma. Se preferir, ainda tem o Seabob, scooter aquática mais rápida do mundo.
Além dessas opções de resorts, tem o Gili Lankanfushi para a prática do Jet Board. Essa atividade consiste em um jet ski conectado a um equipamento que proporciona a experiência de voo para o praticante. São 15 minutos únicos de diversão!
Passeios gastronômicos
É possível aproveitar experiências de jantar inesquecíveis nas Maldivas, seja nos restaurantes subquáticos ou em estruturas montadas pelos resorts sob os bancos de areia ou em estruturas flutuantes no meio do mar — onde você também pode tomar um café ou almoçar. Há também os restaurantes orgânicos e sustentáveis, indicados para toda a família.
Vale lembrar que, devido aos costumes muçulmanos, religião praticada pela maioria dos habitantes, é proibida a entrada de bebidas alcoólicas nas ilhas e o consumo nas ruas. Comidas à base de carne de porco também não estão presentes na culinária maldiva. Somente nos hotéis é possível encontrar essas ofertas liberadas.
Onde ficar nas ilhas Maldivas?
Os resorts ou hotéis nas Maldivas são excelentes opções e estão por toda parte — desde as ilhas habitadas pelos nativos às mais turísticas. Como vimos, esses fatores influenciam os valores das diárias e as atrações indicadas para o seu roteiro.
Embora ficar nas ilhas habitadas por nativos seja economicamente mais rentável, não há muitas opções de praias livres para trajes de banho. Se a intenção é relaxar com os pés na areia, tomando um sol, vale escolher as zonas turísticas.
Para escolher seu resort nas Maldivas, avalie fatores como:
- valores: veja opções que se encaixam no seu orçamento e, sobretudo, tenham bom custo-benefício para sua viagem;
- indicação para crianças: para passeios em família, vale escolher opções que aceitam crianças e têm boa estrutura para recebê-las;
- estrutura da ilha: há ilhas de todos os tamanhos. É importante que a escolhida ofereça conforto, das possibilidades de restaurantes às opções de lazer;
- alimentação: há resorts que oferecem café da manhã e jantar, enquanto outros são all inclusive. Estes costumam ter valores mais elevados, mas compensam pela praticidade;
- recifes de corais: se você deseja conhecer os corais, verifique se a hospedagem em questão está próxima a um recife.
Entre os resorts favoritos dos famosos, podemos listar Lux* South, Soneva Jani, Niyama e Hard Rock Hotel Maldivas.
Por que viajar com a Nivana Maldivas?
Ao longo do conteúdo, vimos que contar com uma agência especializada traz diversas vantagens. Quando você escolhe a Nivana Maldivas, tem a garantia de uma viagem dos sonhos sem muitas preocupações.
Confiança
São mais de 30 anos no mercado, ajudando as pessoas a realizarem o sonho de conhecer esse paraíso. Nos últimos 21 anos, a Nivana Maldivas foi a empresa que mais levou turistas às Maldivas. A agência é membro do IATA International Air Transport Association e da Embratur.
Tranquilidade
Viagem sem perrengues é com a Nivana Maldivas. Você escolhe o pacote que mais atende aos seus objetivos e deixa o resto por conta da agência. Depois disso, é só preparar as malas e curtir momentos inesquecíveis no arquipélago.
Comodidade
Procurar as melhores ofertas de hotéis ou resorts, encontrar preços de atrações e descobrir o que fazer nas Maldivas? A Nivana Maldivas ajuda com tudo isso. De acordo com as suas preferências e com o orçamento disponível, a agência reúne as melhores opções para a sua escolha.
Bom custo-benefício
Em vez de comprar tudo separado, a Nivana Maldivas oferece pacotes com tudo que você deseja. Em termos de custo-benefício, não há opção melhor para planejar a viagem do que com uma agência de qualidade!
Aprovação no mercado
Já viajaram com a Nivana Maldivas personalidades como Gabriel Medina e Adriano de Souza, campeões mundiais de surf, a influencer Gabriela Pugliesi, e os atores reconhecidos Grazi Massafera e Caio Castro. Eles conheceram resort especialmente selecionados pela agência para suas expectativas.
Você está mais perto de fazer a viagem dos sonhos agora que sabe todos esses detalhes sobre as ilhas Maldivas. A experiência é completa para quem quer passear com a família, curtir os momentos a dois ou mesmo praticar esportes, pegando as melhores ondas em paisagens encantadoras. Lembrando que, por ser um destino tão diferente e com tantas opções a serem exploradas, vale contar com o apoio de uma agência especializada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário